mobirise.com

Cabo Verde - eGov Approach

Que arquitetura de interoperabilidade para impulsionar a Economia Digital em Cabo Verde ?

Cabo Verde tem vindo a realizar uma forte aposta na promoção de uma economia dinâmica, competitiva e inovadora como forma de gerar emprego qualificado e promover as exportações. Baseado no principio de “Write once and read many”, onde o governo tem por norma coletar informações de cidadãos e empresas apenas uma vez e compartilhar essas informações entre diferentes instituições governamentais para evitar duplicações no futuro, e redução da carga administrativa, este workshop tem por objectivo identificar como quebrar as barreiras legislativas, organizacionais e tecnológicas existentes, que impedem os cidadãos, as administrações públicas e as empresas de se beneficiarem plenamente da implementação do principio e discutir com base em apresentação de melhores práticas internacional, nomeadamente o da Estonia….

Promover discussão à volta do projecto X-data, uma plataforma de interoperabilidade, que possibilita colocação, transação e consumo de dados do sector público e do sector privado, com segurança, confiável, escalável, sustentável, capaz de dinamizar o mercado de desenvolvimento de Apps com vista a transformar RAW data em conhecimento e capacidade de decisão inteligente.

Neste workshop será realizada uma reflexão sobre o desenvolvimento de uma plataforma de interoperabilidade, baseada na apresentação de casos de sucesso internacionais como o da Estónia, bem como nos inputs do sector empresarial Cabo-verdiano favorecendo a criação de um ecossistema de inovação e empreendedorismo dinamizadores de crescimento económico do Pais, como base no principio transfronteiriço único. Alguns dos oradores deverão participar via videoconferência a partir do Hospital Baptista de Sousa no Mindelo e no Hospital da Ilha do Sal….. O workshop terá uma comissão de redação, que garantirá a compilação das principias recomendações.